GUIA DA ALIMENTAÇÃO NO 1º ANO DO BEBÉ

GUIA DA ALIMENTAÇÃO DO BEBÉ NO PRIMEIRO ANO DE VIDA




Alimentação no 1º ano de vida - PAGINA 1

Hoje vamos começar a GUIA DA ALIMENTAÇÃO NO 1º ANO DE VIDA DO BEBÉ - PAGINA 1

Nos primeiros meses de vida do bebé o leite materno satisfaz todas as suas necessidades, sendo o alimento mais rico e nutritivo, cheio de defesas imunológicas, que ajudam no desenvolvimento do bebé após o nascimento.

O estómago do bebé é imaturo até aproximadamente o 4º mês de vida, quando é aconselhado começar a alimentação complementaria.

Como já se tinha referido noutro tópico, o tamanho do estômago do recém-nascido, cresce quase 3 vezes o seu tamanho desde o primeiro dia até o primeiro mês.




É então nesta fase que acontece umas das maiores demandas do bebé, já que maior é o seu estômago, e mais quantidade de leite ele irá precisar.

Como podemos ver na imagem a seguir, o caminho do leite no bebé passa pela boca, faringe, esôfago e estômago, ficando lá 3 horas. Por isso recomendam dar de amamentar a cada 3-4 horas ao bebé, para quem não faz a livre demanda.



Alguns dos sinais de que o recém-nascido esta a receber suficiente leite materno são:
- Mama 7-8 vezes por dia
- Urina mais de 6 vezes por dia (deve ter um tom claro)
- O ganho de peso deve manter-se por volta dos 18g - 30g por dia
- Evacua varias vezes ao dia
- O bebé succiona lentamente sem desespero

No tópico da amamentação falamos mais sobre a alimentação com leite materno. 

Amamentação

Continuando com o tópico da Experiência do puerpério (http://sosbebeblog1.blogspot.pt/2016/02/experiencia-de-puerperio.html), começo agora por falar na amamentação. Um tema que para muitas trás curiosidade.

A partir do momento em que o bebe nasceu foi-me perguntado se iria amamentá-lo, o qual disse que sim. Eles colocam-no e instintivamente o bebé procura o mamilo e começa a sugar.


A sensação da tal sucção nos primeiros momentos é de uma mistura entre cócegas e impressão, é nesta altura em que é dado ao bebe o colostro, aquele liquido transparente que contem imensas defesas importantes.


Depois de uns dias, passa-se pelo que chamam comummente "Descida do leite", pelo menos eu o que senti foi calor no corpo como se se trata-se de uma febre interna, as mamas começam a ficar cada vez maiores e mais tensas, o qual alivia-se quando o bebe é amamentado. Nesse momento o sugar já não faz cócegas mas sim uma dor forte que vem de dentro para fora, que parece ser o leite a passar pelos finos condutos até sair.


Como os mamilos não estão habituados a esta fricção e sucção constante e saída de leite, por vezes ficam rachados, doridos, até podem romper se e criar infecções nos casos mais graves. É por isso que procurei "ajudinhas" para aliviar o desconforto:


1- Limpar o mamilo com o próprio leite para o hidratar


2- Utilizar cremes ricos em lanolina, esta substancia é uma cera natural que pode ser consumida pelo bebe sem riscos e que ao mesmo tempo hidrata e ajuda na flexibilidade da pele do mamilo.


Aconselho a "LANSINOH", é muito espessa mas facilita imenso a amamentação e a extracção do leite com a bomba, ajuda a não rasgar a pele e manté-la hidratada. Não é barata mas vale muito a pena.


3- Em relação às bombas de amamentar: para quem não tem possibilidades de ter uma bomba eléctrica, que na verdade só acho útil para quem tem que tirar muita leite, as bombas manuais são mais do que suficiente. Utilizei uma da Chicco como a da foto:

Foi mais do que suficiente, porque como não tirava leite para armazenar, se não só quando ficava encaroçado então foi mais uma ajuda do que uma necessidade.

Falando em encaroçamento do leite, tive umas 3 situações onde ficou tão rijo que doía e o pior é que o leite não sai bem assim. O melhor para fazer neste caso:


Colocar panos de água quente (o mais quente que se suportar) directamente na zona encaroçada e intercalar com massagem circulares durante pelo menos meia hora, e com ajuda da bomba ir tirando o que puder para aliviar a dor. Algumas vezes o bebe ao mamar tira o caroço mas nem sempre é suficiente. 





 As imagens apresentam como se deve massagear para desempedrar o leite, na segunda imagem é como é feita a extracção manual, que admito, nunca consegui fazer, por isso usava a bomba.

O sutiã de amamentação é útil quando sai-se de casa, não é necessário comprar muitos.


Os discos de lactância para não molhar a ropa são muito úteis, existem uns da Johnson's que contem 30 (15 pares) e custam por volta de 5€





ALIMENTAÇÃO NO 1º ANO DE VIDA - PAGINA 2


Na pagina 2 desta guia começaremos por falar quando é a altura certa para começar a alimentação complementar no bebé.


A partir dos 4 e os 6 meses é a etapa mais conveniente para começar a alimentação complementar, devido a que o bebé começará a precisar mais ferro do que lhe é dado através do leite e só outros alimentos podem dar, assim como outras vitaminas e minerais.


O bebé começará a dar sinais quando estiver preparado para ingerir outros alimentos, como:


- Mostra interesse no que se esta a comer

- Abre a boca para que lhe seja dado a experimentar
- O leite não o satisfaz o suficiente
- Duplicam o peso de nascença
- Conseguem segurar a cabeça sem apoio

Quando o bebé começa a alimentação complementar o processo de mastigação e deglutição será cada vez mais complexo, mas convém começar na altura certa (4 - 6 meses) para evitar futuros problemas como: o mau desenvolvimento da mandíbula e os maxilares, a implantação dos dentes, a mastigação deslocada, entre outros.


No inicio por vezes pode ser possível que o bebé não goste de algo que lhe tenhamos dado, mas podemos insistir varios dias até ele se acostumar, temos de ter em conta que é tudo novo para o bebé e por tanto precisa habituação



ALIMENTAÇÃO NO 1º ANO DE VIDA - PAGINA 3


Nesta pagina iremos começar a falar na alimentação nos 4-6 meses: papas

De acordo ao peso que o bebé tiver na altura, pode-se começar a alimentação complementar com as papas de cereais, que normalmente são de arroz e milho, sem gluten.




Começa por substituir-se uma refeição de leite materno ou fórmula, por uma de papa.

No blog temos um tópico que fala tudo sobre papas para bebés

Papas lácteas e não lácteas, com ou sem gluten.

Existem dois tipos de papas:

As lácteas: que ja possuem leite na sua composição, e só são preparadas adicionando água.

Não lácteas: que não têm leite na sua composição, e que devem ser preparadas com o leite do bebé.

Além destas diferenças existem papas com e sem gluten.

As que não têm gluten podem ser dadas a partir dos 4 meses e as que têm gluten a partir dos 6 meses.

Começando então a explicar a preparação dos diferentes tipos de papas, temos então a chamada:

- Primeira Papa: a maioria delas é de arroz e milho, não têm gluten, podem ser dadas a partir dos 4 meses. Existe a opção de ser preparada com água ou com leite. (láctea e não láctea)
Para preparar a papa, devemos seguir a proporção que é apresentada na própria caixa da papa de acordo a idade do bebé.

É claro, que conforme formos dando as papas ao bebé, vamos dar de conta os próprios gostos, isto é, juntando menos ou mais leite ou água, a papa pode ficar mais liquida para ser dada no biberão, ou mais grossa para ser dada a colher.


Para as papas não lácteas, às que temos que juntar leite, podemos fazer de duas maneiras:
- Ou preparamos o leite primeiro e depois misturamos com a papa
- Ou juntamos o leite em pó e a papa (de acordo a proporção que pede) e logo misturamos com a água.

Por exemplo:

Se queremos preparar uma papa para um bebé de 5 meses, serão necessárias 2-3 colheres de sopa de papa e 150 ml de leite.
Se para 150ml de leite precisamos 5 colheres de leite de fórmula, em vez de preparar o leite primeiro junta-mos as 2-3 colheres de sopa da papa e as 5 colheres de leite de fórmula e a seguir juntamos a agua à mistura de pós.
É claro se quisermos uma papa mais consistente deitamos menos água, e se for mais liquida mais água.

A partir dos 6 meses podemos começar a dar as papas com gluten.




De igual forma existem lácteas e não lácteas. A diferença é que o gluten pode dar a sensação de enfastiamento ao bebé, e ao preparar vamos notar que fica mais elástica.


A partir do ano, as papas começam a ter uma consistência mais de cereal, podem se apresentar em forma de flocos. Normalmente é para ser juntado o leite, já não se apresentam em forma de papas lácteas

Para dar as papas ao bebé convém ser feito a colher, para ajudar no processo de mastigação e deglutição, devido à consistência mais espessa que a do leite.

As papas como qualquer outro novo alimento introduzido ao bebé, deve ser dado com um tempo de prova de 3-7 dias para ver a reacção do bebé, ja que pode ser alérgico. Alguns sinais de alergia são: borbulhas na pele e manchas, vómitos, diarreia, tosse ou pieira.

As fezes do bebé poderão ficar diferentes após a introdução dos alimentos não por isso ser sinal de alergia

Devemos ter em atenção que não deve ser adicionado nem açúcar, sal ou mel às refeições do bebé.




ALIMENTAÇÃO DO 1º ANO DO BEBÉ - PAGINA 4

Nesta pagina iremos falar na alimentação nos bebés com mais de 6 meses e a introdução dos legumes e frutas.

Depois da adaptação do bebé às papas e a colher, esta na altura de introduzir os vegetais, normalmente começa-se por 3 de cada vez, experimentando durante 3-7 dias para verificar se não há sinais de alergia. Inicia-se com poucas colheres do puré de verduras e depois aumenta-se a quantidade dia a dia.

Para preparar os purés de legumes, temos de cozinha-los bem e tritura-los até ficar com uma consistência homogénea e suave, não deitar sal, só tempera-mos com uma colher de chá de azeite.
Os legumes que se podem dar ao bebé são: batata doce, cenoura, abóbora amarela, batata, alho francês, cebola, abobora verde, entre outros.

Depois de introduzidos os legumes, podemos dar as frutas. 

As 4 primeiras frutas que podemos dar ao bebe

Quando entramos na alimentação complementar, os primeiros frutos que podemos dar ao bebe são:


A maça: Esta é rica em vitaminas A, B1, B2, C, ácido fólico, e minerais como o ferro e o cálcio. É uma fruta que não tem alergénos como por exemplo o morango. Além de nutritiva a sua textura e sabor permite ser aceite de melhor forma pelos bebes.

Podemos dar a maçã cozida feita puré, assada, ou misturada com outras frutas no mesmo puré

A pêra: Rica em vitamina C, potássio, cálcio e fibra, permite a regulação do intestino. É uma fruta suave e doce facilmente aceite pelo bebe, quando madura e após os 6 meses podemos dar pedacinhos para o bebe chupar e praticar a mastigação 


 A papaia: é uma fruta interessante porque além de ser rica em vitaminas e minerais, também tem uma substância chamada de licopeno, que impede e repara os danos às células causados pelos radicais livresA medida que esta fruta esteja mais madura maior será a concentração dos nutrientes.

Só por quem quiser saber a influência dos radicais livres no nosso corpo, deixo cá a explicação:

"Os radicais livres são produzidos durante funções normais do corpo humano, como respiração e atividade física. Também são formados como resultado do hábito de fumar, superexposição ao sol, poluição do ar e estresse. São altamente reativos e, se não controlados, podem danificar as moléculas importantes das células saudáveis do corpo humano. Isso pode contribuir para o desenvolvimento de várias doenças, como câncer e doenças cardiovasculares".

Pode-se dar a papaia esmagada e em puré


E finalmente a banana: a superfruta rica em muitas vitaminas como A, C, B9 (ácido fólico), B2 (Riboflavina), entre outros e minerais como potássio, fósforo, cálcio, magnésio e ferro, é a mais saborosa e nutritiva fruta que podemos dar ao nosso bebe.
Esmagada ou em puré, misturada com outras frutas é um ótimo alimento.
Como já tinha referido no tópico do sono do bebe, a banana, é um sonífero natural.
É graças ao potássio e o magnésio presente na banana que actúam como relaxantes musculares naturais que ajudam a dormir melhor, assim como possúe dois hormónios muito importantes para o metabolismo cerebral como o são a serotonina e a melanina que também ajudam a dormir.

ALIMENTAÇÃO NO 1º ANO DO BEBÉ - PAGINA 5



Nesta página vamos falar sobre os 7-8 meses do bebé, quando podemos introduzir as carnes na sopa de legumes.

A partir dos 7 meses podemos iniciar a introdução das carnes brancas como: frango, coelho e peru. Devemos retirar todo tipo de peles e gorduras.

No inicio só devemos adicionar um pedacinho pequeno, até ver a reacção do bebé. Posteriormente podemos adicionar por volta de 20g para 4 sopas aproximadamente. Não se deve adicionar sal. Para temperar só azeite

Depois de introduzidas as carnes brancas, serão introduzidas as carnes vermelhas de: vaca, vitela, borrego. Da mesma forma que as carnes brancas devemos introduzir em pouca quantidade e ir aumentando gradualmente.

Normalmente nesta fase são dadas duas refeições de sopa ao bebé: uma no almoço e outra no jantar mais fruta, duas refeições de leite e uma de papa


ALIMENTAÇÃO NO 1º ANO DO BEBÉ - PAGINA 6


Nesta página vamos falar sobre a alimentação do bebé nos 9-10 meses: Peixe, gema de ovo e iogurte

Começa-se por volta dos 9-10 meses a introdução dos peixes brancos na dieta do bebé, normalmente o peixe deve ser: linguado, pescada, solha, entre outros. Igual que as carnes, os peixes devem ser introduzidos gradualmente, de 10g por dia até aumentar 20-30g. Não devemos adicionar sal, Pode ser triturado junto ao creme de legumes. 
A partir dos 10 meses pode-se introduzir a gema de ovo, começando por 1/4 de gema na primeira semana, 1/2 gema na segunda semana e 1 gema inteira na terceira semana. Como é uma proteína, não devemos adicionar nem carne nem peixe ao puré ao qual adicionamos a gema. Só dar 2 a 3 vezes por semana.

A clara de ovo só pode ser introduzida a partir do ano de idade, para prevenir alergias.


O iogurte natural sem açúcar pode começar a ser dado nesta altura, podendo adicionar fruta fresca e dar 1 por dia como lanche.

ALIMENTAÇÃO NO 1º ANO DO BEBÉ - PAGINA 7


Nesta página vamos falar sobre a alimentação nos 11-12 meses.

Nesta altura é quando podemos adicionar as leguminosas ao creme do bebé, como: feijão, grão-de-bico, lentilhas, entre outras. Deve ser em pouca quantidade, bem cozinhadas e trituradas.


A partir do ano podemos começar a dar papas com flocos
Aos 12 meses o bebé tem uma necessidade calórica aproximada de 550 -1000 kcal/dia. Tendo em conta que as refeições devem ser:
- Bebida láctea infantil: leite materno ou fórmula
- 1-2 papas
- 2 sopas
- 2-3 porções de fruta
- Carne, peixe ou ovo: 25g a 30g por dia
- 1-2 Alimentos lácteos como o iogurte
- 500ml a 1000ml de água



Sem comentários:

Enviar um comentário