segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Desmame



Um dos assuntos muito pouco falados é o desmame, aquela altura em que ou o nosso leite começa a secar, ou começa a não satisfazer as necessidades do nosso bebé, ou mesmo porque ele o rejeita.

O que devemos fazer então nesta situação para evitar caroços, dor e secar o leite sem necessidade de medicação

1. Reconhecer quando o nosso bebé da sinais de insatisfação, isto é, mesmo mamando a livre demanda durante vários dias continua a chorar e a pedir mais. Quando vê com interesse o que nós comemos ou simplesmente quando vira a face e não quer mamar.

2. O nosso corpo entende quando não há que produzir mais leite, mas este processo não é imediato e por tanto pode-se acumular e encaroçar várias vezes, é claro que se coloca-mos o bebe a mamar vamos continuar estimulando, assim como se usamos a bomba de leite, por isso, convém ir diminuindo as mamadas fazendo o seguinte:

Na primeira semana da-mos de mamar, mas numa das refeições da-mos biberão. Na segunda semana, duas refeições de biberão, sempre espaçando, por exemplo:

Leite materno - Leite fórmula - Leite materno - Leite fórmula - Leite materno.

Ter em atenção que irão a passar mais de 4 horas entre uma mamada e outra devido a que da-mos no meio leite de fórmula, quando passa mais do que 6 horas, os nossos ovários começam a ovular, por isso, se estiver a usar pílula tudo bem, mas senão, convém usar outro tipo de protecção.

Na terceira semana, reduzimos mais uma refeição. E assim sucessivamente, até que vamos espaçando os dias também. Por exemplo: se damos na segunda, ficamos na terça sem dar, depois da-mos na quarta, e assim sucessivamente (isto depois que cheguemos a altura de só dar uma refeição de leite materno por dia).

Este é um processo que demora, mas é muito mais saudável e não é tão agressivo na hora de fazer o desmame, nem para o bebe nem para nós.

É claro que por vezes pode acontecer que o leite se encaroça e não aguentamos a dor mas ainda não esta na altura do dia de dar o leite materno, então podemos usar a bomba só até aliviar, sem extrair completamente e vamos colocando panos com água quente e massajando, para descaroçar.

O nosso corpo entende que a menos estímulo, menos produção de leite e irá secando progressivamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário